Hospital Municipal de Paraty é pioneiro em captação de órgãos na Costa Verde

3/5/2018

Pela primeira vez na história de Paraty (RJ) foi realizada uma captação de órgãos, operação complexa que exigiu a colaboração de equipes de saúde da cidade do Rio de Janeiro e de Volta Redonda, além do Corpo de Bombeiros do estado. O feito é da equipe coordenada pelo médico Alexandre Sales, do Hospital Municipal de Paraty, gerido pelo Viva Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. 

Equipe no Hospital de Paraty

“Agradeço a todas as equipes envolvidas nessa ação pioneira na Costa Verde, principalmente à família do doador que teve um gesto de nobreza imensurável. A doação de órgãos é muito importante porque salva vidas”, afirmou o coordenador. Em parceria com o Programa Estadual de Transplantes, o Hospital pôde captar córneas, coração, fígado e rins do paciente beneficiando seis pessoas que estavam inscritas na lista do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O SUS possui o maior programa público de transplantes do mundo e cerca de 87% das operações realizadas no Brasil são feitas com recursos públicos. “Isso é algo a se orgulhar. A gente deve sempre acreditar na saúde pública”, declarou Sales.

Quer ser um doador de órgãos? Saiba mais aqui.

Hospital de Paraty

Desde novembro de 2015 o Viva Rio administra o Hospital Municipal São Pedro de Alcântara, em parceria com a Prefeitura. O hospital é um dos principais equipamentos de saúde a serviço da população da cidade e já realizou mais de 100 mil atendimentos.

Postado em Notícias na tag , .