Honra e Respeito pelo Haiti

A atuação do Viva Rio no Haiti teve início em 2004, a convite da Organização das Nações Unidas, que havia acabado de iniciar uma missão de paz no país caribenho. Ao esbarrar no enorme desafio de envolver os haitianos em seu projeto de pacificação, a ONU buscou a competência do Viva Rio, que já vinha realizando com sucesso, em comunidades do Rio, a tarefa de ajudar a promover a paz em meio a uma sociedade pobre e forçada a conviver com a violência.

O que começou apenas como uma consultoria, hoje já é uma eficiente operação em Bel Air, Cité Soleil, Bon Repos e Arcahaye, bairros do Haiti. Além do centro comunitário de 25 mil m2, chamado de Kay Nou (“nossa casa” em créole), o Viva Rio mantém mais quatro unidades no país e emprega mais de 800 funcionários, a maioria haitianos.

O programa do Viva Rio no Haiti, que em abril de 2011 recebeu o “Prêmio Faz a Diferença” do jornal O Globo, desenvolve projetos em quatro áreas centrais: saúde, educação, meio ambiente e segurança comunitária. Em todas elas, a meta primordial é resgatar a autoestima dos haitianos e ajudá-los a serem donos de seu próprio destino.

Conheça o programa Honra e Respeito pelo Haiti.

Em entrevista à GloboNews, o coordenador de Segurança Humana do Viva Rio comenta a situação no Haiti dois anos após o terremoto:

 

Postado em Notícias na tag .