Funcionários solidários: somos muita energia e motivação pura!

Além de salvar vidas, o gesto de doar sangue promove a cultura da solidariedade

Em apenas cinco horas, 36 bolsas de sangue foram coletadas no Viva Rio na última quarta-feira, 25 de julho. “A ação foi um sucesso! Graças à atitude voluntária dos nossos funcionários, conseguimos em um dia o que o Instituto de Cardiologia de Laranjeiras, parceiro da ação, consegue em quatro”, comentou Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado. E acrescentou: “Nós mostramos como se constroi a solidariedade: de dentro pra fora. É por isso que somos um exemplo de organização para muitos admiradores, reconhecida internacionalmente: somos energia e motivação pura!”

Carlos Fernandes, coordenador de Gestão de Projetos, doou sangue pela segunda vez. “Além da recompensa moral e social é uma garantia de que fizemos bem para alguém”, disse. Para ele, o próprio ato de doar sangue é uma maneira de incentivar a atitude voluntária: “Ao doar sangue, além de estar ajudando alguém, eu estou possibilitando a continuação dessa cultura”.

A atitude voluntária para ajudar colegas de trabalho tornou-se um hábito para Sandro

O veterano Sandro Costa, vice-coordenador do Programa de Segurança Humana, já perdeu a conta de quantas vezes doou sangue. “Nossa! Nem sei dizer quantas vezes doei sangue. Sou doador desde 1989, época em que ingressei na Polícia Militar”. Ele explicou que começou a doar sangue porque havia sempre muitos pedidos de doação por parte de familiares de policiais que eram feridos durante o trabalho. Desde então, a doação tornou-se um hábito.

Esta foi mais uma ação da campanha “Salvando Vidas Gota a Gota”, que tem como meta tornar a doação de sangue um hábito permanente para manter os hemocentros do Rio de Janeiro abastecidos. Lançada ano passado em 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, a campanha mobiliza os agentes comunitários de saúde (ACS) vinculados a 10 unidades de saúde sob a gestão compartilhada do Viva Rio Saúde e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, para incentivar a doação nas comunidades.

Funcionários do Viva Rio são energia e motivação pura: solidariedade se constroi de dentro pra fora

 

Viva Rio e Instituto de Cardiologia de Laranjeiras: parceria para salvar vidas

Fotos: Fernando Mascote

Postado em Newsletter, Notícias na tag .