Favela Hub recebe lançamento de livro sobre empreendedorismo em comunidades

3/4/2017

O Favela Hub, polo de inovação social do Viva Rio no Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, recebeu hoje o autor gaúcho Vinícius Lima para o lançamento do seu livro “A Riqueza das Favelas: empreendedorismo entre morros e vielas”. O evento contou com um bate-papo entre o autor; o presidente da CUFA – Central Única de Favelas, Preto Zezé; e o presidente da associação de moradores da Rocinha, Xaolin; com a participação dos moradores presentes.

Na conversa, Vinicius contou um pouco da sua trajetória no empreendedorismo, começando como vendedor de bala em uma comunidade de Porto Alegre aos 16 anos. “Empreendedorismo é atitude, o sonho é o princípio de tudo. Algumas vezes o morador da comunidade começa sem investimento, só abrindo uma janelinha pra vender produto feito em casa e depois isso vira um negócio que traz renda”, disse.

Preto Zezé falou sobre a cultura nas favelas e periferias de criar alternativas para a sobrevivência. “A crise é nossa parceira íntima, não é novidade na favela. Então existe todo um outro Brasil que passa batido da crise. A gente sempre teve que se virar”.

A partir de amanhã, Vinicius dará um curso de 18 horas no Favela Hub para ajudar os moradores com um sonho de abrir um negócio, ou para apoiar quem já tem a melhorar. Nas aulas, gratuitas, ele ensinará os participantes a montar site, uma marca e a cuidar das finanças em seu negócio, tudo de maneira prática.

A moradora do Cantagalo Rosilene Guimarães compareceu ao evento e já se inscreveu para o curso com a intenção de a alavancar o movimento no salão de beleza que abriu há um mês na comunidade. “Eu me intrometi a abrir um salão e agora preciso saber ganhar dinheiro!”, disse. Ela levou seus clientes anteriores e já chegou a 60 clientes mensais, mas pretende aumentar esse número.

Postado em Notícias na tag , , , .