Famosos incentivam a doação de sangue

Famosos se mobilizam na internet e fazem selfie com a hashtag #salvandovidasgotaagota para conscientizar a população a doar sangue e estabilizar os estoques de sangue dos hemocentros neste fim de ano. Esta época, as bolsas de sangue tornam-se insuficientes devido ao aumento no número de acidentes. A “Salvando Vidas, Gota a Gota”, uma das campanhas promovidas pelo Viva Rio, realiza até o dia 04 de dezembro uma caravana para levar a população até os hemocentros do Rio de Janeiro.

colagem1

Artistas fazem selfie em apoio ao ato de doar sangue

Já entraram nesta campanha de solidariedade os apresentadores Ana Hickmann, Ticiane Pinheiro e Fabio Ramalho; os atores Allan Souza Lima, Tammy Di Calafiori, Alejandri Clauvex, Felipe Adler, Anita Amizo,Ricardo Ferreira, Fernando Sampaio, Talita Younan, Giuseppe Oristanio, Alessandra Loyola e Marcela Barrozo; as dançarinas Luana Bandeira, Bruna Malvatori e Carla Moroni; e o DJ MadCube. Em comum, os artistas querem disseminar o espírito solidário.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil não chega a 2%: totaliza apenas 3,6 milhões de bolsa de sangue anualmente.

Para a coordenadora do programa de Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias, “ninguém está livre de uma transfusão de sangue, por isso é importante que todos se engajem nesta causa”, propõe. A iniciativa da realização da caravana surgiu da missão audaciosa de tornar a doação um hábito. “Queremos que seja uma mania entre os cariocas. Nós não nos contentamos em sensibilizar as pessoas para doar sangue só de vez em quando”, acrescenta Cibele.

Qualquer pessoa com peso acima de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos pode doar sangue. Mulheres precisam respeitar o intervalo de três meses entre as doações e homens, de dois meses.

A caravana tem parceria com o Metrô Rio, Supervia, Catraca Livre e X- Tudo Comunicação Completa, agência que produziu dois comerciais – “Bolsa” e “Caneta” – que serão veiculados nas emissoras de TV aberta. São parceiros da ação o Hemorio, Instituto Nacional de Cardiologia, Hospital de Beneficência Portuguesa e Hospital Pró-cardíaco.

O “Salvando Vidas, Gota a Gota” é uma das ações do Voluntariado do Viva Rio, que já encaminhou três mil doadores aos hemocentros da cidade. A ação é desenvolvida em parceira com hemocentros, associações comunitárias, igrejas e empresas.

(Texto: Flávia Ferreira | Arte: Joana Medina)

Postado em Notícias na tag .