Estudantes fazem mutirão de reflorestamento na Serra

Cerca de duzentos alunos da Escola Municipal Dr. Theodoro Machado participaram de um mutirão de replantio de trezentas mudas de diferentes espécies características da Mata Atlântica em áreas desmatadas no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, na Região Serrana, em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro.

O mutirão faz parte da agenda de trabalho social e ambiental do Projeto “Rios da Serra“, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que promove obras de recuperação ambiental em áreas do entorno dos rios impactados pelas chuvas de 2011.

reflorestamento_rodrigoanis_site

Estudantes plantam mudas de árvore em Petrópolis | Foto: Rodrigo Anis

A direção da escola adotou a proposta, e, com o apoio de especialistas do Inea e do Viva Rio, abriu espaço para esta lição prática de educação ambiental, oferecida não só aos estudantes, como também aos professores e toda a equipe.

Vale do Cuiabá vai receber 300 nova mudas de Mata Atlântica | Foto: Rodrigo Anis

O espaço contará com várias tendas, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer e entender um pouco mais sobre o meio ambiente. Os alunos poderão aprender a identificar as espécies a serem plantadas com orientações práticas desenvolvidas para o plantio das mudas de árvores de Mata Atlântica.

E como o assunto é a proteção do meio ambiente, especialistas da Reserva Biológica de Araras também darão noções de prevenção e combate a incêndios florestais. Os estudantes terão, ainda, atividades lúdicas, como pinturas, e poderão retratar temas ligados à natureza, em especial à preservação dos rios.

Clique aqui para ver mais fotos do reflorestamento

Idealizado por moradores do Vale do Cuiabá que participam de reuniões permanentes de lideranças comunitárias, empresariais e do poder público, para implementar ações sustentáveis na região, o mutirão de reflorestamento é parte da agenda ambiental que o Inea vai promover, ao longo da semana, em homenagem ao Dia da Árvore.

Preocupados com a crescente escassez de água no Distrito de Itaipava e arredores, proprietários de terras da região também aderiram ao movimento, cedendo terrenos para o replantio de novas mudas que serão doadas.

O mutirão do Dia da Árvore será o primeiro de uma série de ações de plantio de Mata Atlântica a serem promovidas, na Região Serrana, pelo Projeto “Rios da Serra”.

(Texto: Redação / Foto: Rodrigo Anis)

Postado em Notícias na tag .