Esporte + arte = saúde

Oficina de percussão do Atitude Saudável

O esporte e a arte são poderosas ferramentas para a promoção da saúde. É o que comprovam as escolinhas de jiu-jitsu, boxe, dança e percussão oferecidas nas unidades de Saúde da Família Sylvio Brauner e Portus, Quitanda e Tom Jobim.

Elas envolvem mais de 500 crianças e jovens em atividades que estimulam hábitos saudáveis, além de oferecer uma opção de lazer para a garotada de Costa Barros, um dos bairros mais pobres e violentos do Rio de Janeiro e que possui o penúltimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município.

Apresentação de jiu-jitsu do Saúde Veste Kimono

Os projetos Saúde Veste Kimono, de jiu-jitsu, e Atitude Saudável, que oferece oficinas de muay thai, dança e percussão, colocam em prática uma concepção ampliada de saúde, que prioriza a educação, a prevenção e a promoção da saúde. “As atividades esportivas só têm a somar nesse trabalho de pensar e praticar a saúde de uma maneira mais ampliada, conscientizando os usuários do serviço da importância de buscar mais qualidade de vida”, explica Brena Postos, gerente do CMS Portos, Quitanda e Tom Jobim.

Aula de dança do Atitude Saudável

Para Reilson Binato, gerente do CMS Sylvio Brauner, o esporte e a arte são uma maneira prazerosa e eficaz de criar um canal de comunicação direta com os jovens e, consequentemente, com suas famílias. “Através do esporte é possível criar um vínculo maior e mais forte com os jovens e assim passar as noções de saúde de uma forma mais eficaz. Ao conquistar esses jovens, nós conseguimos também atrair a sua família, que passa a frequentar mais a unidade”.

Os gerentes ressaltam também a importância de oferecer opções de lazer para os jovens do entorno dos postos, que abrange as favelas da Pedreira, da Lagartixa, do PNC e de Portus, Quitanda e Tom Jobim, extremamente carentes de atividades e muito prejudicadas pela violência armada e o tráfico de drogas.

“Essas oficinas significam muito mais do que uma opção de lazer, elas são uma porta de entrada para o sucesso, pois abrem os horizontes dos jovens e mostram que há um mundo para além das fronteiras da comunidade”, explica Reilson. “O esporte estimula as crianças e os jovens e a buscar outras perspectivas de vida, completa Brena”.

Campeonato de Muay Thai do Atitude Saudável

Os resultados positivos dos projetos ultrapassam as esferas da saúde e da educação. Em três campeonatos – a Copa Rio Open de Jiu-Jitsu Olímpico, da Federação de Jiu-Jitsu Olímpico do Estado do Rio de Janeiro (FJJORJ), o Campeonato de Jiu-Jitsu Oswaldo Fadda e o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Olímpico –, a equipe do Saúde Veste Kimono já levou pra casa mais de 50 medalhas, desde 2010.

Os alunos do Atitude Saudável conquistaram o segundo lugar no Torneio Intermunicipal de Muay Thai, realizado em fevereiro, em Santa Cruz. E os jovens músicos da oficina de percussão, por sua vez, são constantemente convidados pelas associações de moradores e igrejas locais para se apresentar em festas e eventos. E Reilson revela: “Eles estão começando a montar uma banda…”.

Ao que tudo indica, em breve teremos mais boas notícias por aí.

Postado em Newsletter na tag .