Era uma vez uma pequena biblioteca…

Um tempinho livre, a fila de espera ou o horário de rush podem ser uma boa oportunidade para colocar a leitura em dia. Se você não pensou nisso antes de sair de casa e não trouxe um livro na bolsa hoje… Não tem problema! É só passar no RH! Agora os funcionários do Viva Rio podem pegar livros emprestados gratuitamente na biblioteca da sede.

O acervo conta com quase 50 livros de literatura, mais de 70 livros técnicos e teóricos e aproximadamente 50 revistas. Entre os títulos, estão: O Código Da Vinci, de Dan Brown; Lembranças da Meia-noite, de Sidney Sheldon; Na Margem do Rio Pedra, do Paulo Coelho; Macbeth, de William Shakespeare; A Idade da Razão, de Jean Paul Sartre; além de clássicos da literatura brasileira de José de Alencar, Rachel de Queiroz, Rubem Braga, Luiz Fernando Veríssimo, entre outros. Também fazem parte do acervo livros infantis e infanto-juvenis, que podem ser emprestados para uso dos filhos, sobrinhos e irmãos de funcionários.

No início de março, o Departamento de Recursos Humanos (RH) começou a organizar livros numa estante no terceiro andar, perto da sala de atendimento, e pronto: nascia a “Pequena Biblioteca” do Viva Rio. Desde então ela está à disposição dos funcionários, que podem pegar livros emprestados com a maior facilidade possível: “A ideia é muito simples. Montamos uma estante e reunimos ali alguns livros. Não há nenhum tipo de regra para os empréstimos, controle nem complicação. Os livros ficam à disposição de todos, é só chegar, olhar, escolher e pegar emprestado. O lema da biblioteca é: leve, leia e devolva. A ideia é justamente incentivar a leitura, a responsabilidade e a civilidade de todos”, explica Ana Rosa, consultora de RH.

A ideia da biblioteca lhe ocorreu num dia em que Ana Rosa decidiu fazer uma arrumação em casa e “dar uma geral” nos livros. “Eu sou uma leitora voraz e meus filhos também leem muito, então acabamos juntando muitos livros em casa. Até que chegou o momento em que já não tínhamos mais prateleiras para acomodar todos os nossos volumes. Neste momento percebemos que poderíamos compartilhar o nosso gosto pela leitura, facilitando o acesso de outras pessoas aos livros de que tanto gostamos”, conta.

Os livros da biblioteca são fruto de doações e os funcionários podem não apenas usufruir o espaço, mas também se envolver no processo de consolidação da iniciativa: “Nós aceitamos doações de qualquer tipo de livro. Quem tiver algum livro que possa doar, é só trazer e colocar lá na estante”.

Não perca tempo, passe lá no terceiro andar hoje mesmo para conhecer a nossa “Pequena Biblioteca”. Use-a e ajude a transformá-la num grande espaço de intercâmbio cultural e informação!

Postado em Newsletter na tag .