Envelhecer com saúde: unidades de atenção primária realizam atividades no Dia do Idoso

1/10/2018

O Ministério da Saúde divulgou hoje (1º), no Dia Internacional do Idoso, que 69,3% dos idosos brasileiros sofrem de pelo menos uma doença crônica. Os cinco diagnósticos mais frequentes são hipertensão, dores na coluna, artrite, depressão e diabetes. Por isso, diversas unidades de saúde coadministradas pelo Viva Rio realizaram atividades voltadas para eles. Atualmente, as pessoas acima de 65 anos representam 14,3% da população, quase 30 milhões de brasileiros.

As atividades buscaram melhorar a qualidade de vida e promover a interação com pessoas da terceira idade. “O trabalho da atenção primária já nos convoca para um trabalho voltado para os idosos, temos um número muito grande de pessoas mais velhas, sedentárias, e a gente vem descobrindo o quanto essas atividades fazem bem a eles no dia a dia. Essa data é muito mais para celebrar essas atividades que nós fazemos rotineiramente com o pessoal da Academia Carioca e reforçar que a gente pode envelhecer cuidando da mente e do corpo. Valorizar essa data é mostrar o quanto é importante envelhecer com saúde”, afirmou Fátima Virgínia, apoiadora de Saúde Mental e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da CAP. 3.1, que abrange bairros da Zona Norte do Rio.

 

Durante todo o ano, a Academia Carioca/NASF realizam atividades voltadas para idosos

Outro dado importante da pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 75,3% dos idosos dependem exclusivamente do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), e que 83,1% fizeram ao menos uma consulta médica nos últimos 12 meses – considerando também a rede privada. Isso torna ainda mais especial as atividades e o laço que as unidades têm com a população idosa do país.

Confira a programação das unidades que o Viva Rio administra:

– Região da Leopoldina/Madureira: a CAP 3.1 promoveu no Parque Madureira, com os funcionários da Academia Carioca, um evento para orientar idosos sobre o envelhecimento saudável e cidadania, prevenção da obesidade e práticas de atividades físicas de maneira correta. O público participou de atividades como circuito funcional, caminhada e dança.

– Irajá e adjacências: a CMS Alice Toledo realizou na tarde de hoje atividades de rotina do Grupo do Movimento, seguido de orientações sobre autocuidado.

– Catete: o CMS Manoel José Ferreira realizou eventos de dança, meditação e exercícios respiratórios na unidade e no Palácio do Catete. As atividades aconteceram na parte da tarde.

– Copacabana: o CMS João Barros Barreto realizou, no auditório da unidade, um evento sobre educação em saúde do idoso, abordando temas como solidão, sexualidade, incontinência urinária, autoestima e higiene oral.

A programação completa está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde.

Postado em Notícias na tag , , .