Em marcha pela mudança

Cerca de 20 mil pessoas participaram da passeata no Centro do Rio

O Viva Rio marcou presença na Marcha Global da Cúpula dos Povos, que reuniu cerca de 20 mil pessoas no Centro do Rio. A marcha é considerada a principal manifestação da sociedade civil dentro do evento que acontece em paralelo à Conferência das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Para Tião Santos, coordenador de Meio Ambiente, o Viva Rio é reflexo de uma sociedade que consegue se legitimar nas ruas e nas lutas populares. “A ONG nasceu na rua, e continuará nela como parte de suas ações, está na sua origem.”

No primeiro dia da reunião dos chefes de Estado da Rio+20, a passeata percorreu a Avenida Rio Branco, uma das principais vias da área central da cidade, chegando até o Aterro do Flamengo, onde se concentram as principais atividades da Cúpula dos Povos.

Para Tião Santos, coordenador de Meio Ambiente do Viva Rio, a ideia da marcha é melhorar o planeta

O público que participou da marcha refletiu a diversidade das pessoas que vieram de vários locais do Brasil e do mundo para o maior evento sobre meio ambiente e sustentabilidade do planeta. Entre os participantes estavam ativistas ambientais, militantes de partidos políticos e centrais sindicais, servidores públicos, indígenas e músicos da escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral.

As reivindicações também eram diversas. De comum, os manifestantes cobraram um resultado concreto nas negociações oficiais da Rio+20. Segundo Tião Santos, a ideia da marcha é melhorar o planeta, sempre priorizando os mais pobres. “Acreditamos que são esses movimentos da sociedade civil que impulsionam as mudanças e decisões políticas dos governantes.”

Postado em Notícias na tag .