Dia das Crianças é marcado por atividades lúdicas e doação de brinquedos no Viva Rio

17/10/2018

O Dia das Crianças foi comemorado com brincadeiras, atividades pedagógicas e doação de brinquedos no Viva Rio. O evento foi realizado no dia 11 de outubro e teve como público os alunos do CIEP João Goulart, cerca de 100 crianças. A comemoração mobilizou o Voluntariado Viva Rio, Favela Hub, a equipe de Projetos Educacionais e contou com o apoio de 70 voluntários, estudantes da Auburn University, do Alabama, EUA.

Os voluntários chegaram cedo para as atividades. Pela manhã, eles conheceram os principais projetos desenvolvidos pelo Viva Rio nos seus 25 anos de existência. Em seguida, foram separados em dois grupos. Enquanto uma parte dos voluntários ajudava a pintar as paredes do Teatro do Viva Rio, a outra participava de brincadeiras com as crianças na quadra do CIEP.

As diferenças culturais, principalmente entre os idiomas, não impediram a interação entre os jovens americanos e as crianças do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Todos estavam afiados na linguagem das brincadeiras. Queimado, corre cotia, brincadeiras de roda e pique-pega fizeram a alegria da garotada e dos voluntários. Entre uma brincadeira e outra, duas crianças trançavam os cabelos das universitárias, outras abraçavam os visitantes como se fossem amigos de longa data.

“Essa experiência será transformadora para esses jovens. Hoje, eles conheceram um Rio de Janeiro diferente, uma realidade muito distante da que estão acostumados”, afirmou Katie Sawyer, representante do Austral Group, entidade que organizou a viagem dos estudantes de Auburn.

“O Viva Rio tem uma tradição de eventos desse tipo. Todos os anos fazemos as festas de Natal, Páscoa, Dia das Crianças. É um momento de integração com as crianças da comunidade e elas se divertem, aprendem. Muitos profissionais do Viva Rio e da escola estão envolvidos na realização dessa ação”, explica Alex de Góes, coordenador pedagógico da Brinquedoteca.

Depois das brincadeiras, a hora do lanche. As crianças, e os adultos, se esbaldaram com os doces, biscoitos, refrigerantes e sanduíches servidos.

A atividade terminou com a doação de diversos brinquedos. Um dos pequenos ainda ganhou um presente especial: um carrinho da coleção Hot Wheels. Ele olhava incrédulo para o brinquedo novo e pulava de alegria.

Harmonicanto também celebrou Dia das Crianças

O Harmonicanto, ONG criada pela professora de música Cássia Oliveira, fez uma festa em celebração ao Dia das Crianças no mesmo dia, com contação de história, distribuição de brinquedos e apresentação musical. Cássia desenvolve o projeto há quase 20 anos e há 12 é moradora do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho.

O grupo funciona no prédio do Brizolão e oferece aulas de canto, coral, flauta doce, percussão, teclado e teoria musical para 25 crianças da comunidade. Elas também participam de oficinas de arte, horta, incentivo à leitura, roda de cidadania, música, jogos pedagógicos e reforço escolar. Mais de 900 crianças já passaram pelo Harmonicanto e o grupo fez mais de 300 apresentações musicais.

Fotos: Vitor Madeira/Viva Rio

Postado em Notícias na tag , , , , .