Decisão sobre armas pode sair na próxima terça-feira

Após uma sessão de longos discursos, com o objetivo de medir forças, foi adiada para a terça-feira (27), às 14h, a votação da Comissão Especial que vota o substitutivo de autoria do deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG), que pretende desfigurar o Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/2003). O número de parlamentares favoráveis à manutenção do estatuto cresceu de seis para 11. Para isto, um dos fatores foi o impacto da pesquisa do jornal Folha de S. Paulo, revelando que 62% dos deputados e 50% dos brasileiros são contrários ao porte de armas.

 

Tião em 20.10

A sessão desta terça-feira foi interrompida e será retomada nesta quarta-feira|Foto: Tião Santos

A chamada Bancada da Bala, financiada pela indústria bélica nacional, estava rachada em função do acréscimo feito por Carvalho, propondo mais facilidades para a importação de armas, o que teria desagradado os fabricantes nacionais. Na sessão da última terça-feira (20), porém, o deputado Rogério Peninha (PMDB-SC), relator do Projeto de Lei (PL) 3.722, que desde 2012 tenta desfigurar o estatuto, se submeteu ao substitutivo, a fim de unificar a ação da Bancada da Bala.

Riscos

De acordo com Antonio Rangel Bandeira, sociólogo do Viva Rio e da Rede Desarma Brasil, com o estatuto, a média de crescimento de homicídios dolosos, de 8%, caiu a 0,53% . “Querem reduzir a idade mínima de compra de armas de  25 para 21 anos”, citou Rangel, preocupado com uma das faixas etárias mais prejudicadas por uma possível maior circulação de armas.

Rangel

Rangel teme a redução para 21 anos da posse de armas|Foto: Paulo Barros

O Viva Rio esteve à frente da Campanha Nacional pelo Desarmamento no final da década de 90, seguindo tendência internacional. Embora a campanha não tenha sido vitoriosa, continuaram em vigor as demais disposições do Estatuto, que restringe a posse e uso de armas de fogo às corporações militares e policiais, empresas de segurança, desportistas, caçadores e só a cidadãos autorizados pela Polícia Federal.

Na avaliação do presidente da Frente Parlamentar pelo Controle de Armas, pela Vida e Paz, Raul Jungmann (PPS-PE), o PL 3722 vai desencadear um “descontrole geral” na política de segurança pública do país. “Estamos entre os cinco primeiros nos rankings vergonhosos de homicídios, na América Latina e no mundo, e nossas maiores vítimas são os jovens na faixa dos 15 aos 29 anos. E agora vamos armá-los?” questiona o deputado.

11846782_319773544813414_6669706321602070961_n

Raul Jungmann teme o “descontrole geral”| Foto: Dvulgação

Dados do Mapa da Violência 2015, do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, baseado nos registros de ocorrências e atendimentos do Datasus/Ministério da Saúde, apontam um crescimento de 463,6% do número de vítimas nessa faixa etária, no período de 1980 a 2012.

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Paulo Barros e Tião Santos)

Postado em Notícias na tag .