Concurso destaca a beleza (não) roubada das ruas

Todos os dias, ao acordar, Cristiane Trindade segue um ritual de beleza, que inclui cuidado extensivo com os cabelos e maquiagem. A rotina seria semelhante a de muitas mulheres, não fosse “Cris” – como é chamada pelas colegas – moradora de rua em tratamento contra o crack. Sua vaidade inabalável lhe valeu o título de “Beleza das Ruas”, em concurso realizado na última quinta-feira (29), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPSad) Miriam Makeba.

2015_04_29_Paulo_Barros_Beleza_Das_Ruas_111

Cristiane Trindade posa com a faixa de “Beleza das Ruas”

Parceria entre o Viva Rio e o Projeto Proximidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento reuniu 16 mulheres de várias faixas etárias, que ganharam roupas novas e tiveram seus cabelos estilizados pela equipe do salão Beleza Natural. Todas desfilaram perante um juri especializado, formado pela passista e modelo plus size Josiane Lira, a Miss Terceira Idade Gracinda Senna e a jornalista de moda Renata Novaes. A ideia da “competição”, entretanto, era empoderar as concorrentes através do exercício da própria autoestima.

2015_04_29_Paulo_Barros_Beleza_Das_Ruas_074

Candidatas mostram seus modelitos no concurso “Beleza das Ruas”

“Jamais deixo de me arrumar. Mas quando estou deprimida é mais difícil. Aliás, hoje de manhã, não me senti muito bem. Nem achava que tinha me produzido direito”, contou a campeã Cristiane, ostentando a faixa de “Beleza das Ruas” e abrindo largos sorrisos a cada elogio que recebia dos convidados.

Há cinco anos na batalha contra a dependência química, ela diz que não vê a hora de desfilar de novo. “Quero me inscrever em outros concursos. Imagina se eu ganho de novo?”, brincou.

Educadora social do Projeto Proximidade e idealizadora do evento, Cristiane Soares não conseguia segurar a alegria durante a festa. Há um ano, ela trabalha nas principais cenas de uso da Zona Norte da cidade e disse ter se encantado com a beleza das meninas. “Muitas poderiam ser modelos, se desejassem. E é esse conceito de ‘construção’ que queremos trabalhar: elas podem, sim, ir mais longe do que pensam”, explicou.

2015_04_29_Paulo_Barros_Beleza_Das_Ruas_113

Diana e Cristiane: as responsáveis pelo evento no CAPSad Miriam Makeba

Coube à coordenadora Diana Ribeiro liderar a organização do concurso. Segundo ela, “ousadia” é a palavra que definiu a empreitada em todas as etapas.  “Sem um pouco de loucura, a vida não anda. Estou muito feliz com o resultado e a reação das meninas”, emocionou-se.

 (Texto: Karla Menezes/Fotos: Paulo Barros) 

Postado em Notícias na tag .