Com foco em empreendedorismo e tecnologia, Favela Hub inaugura coworking no Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

16/7/2018

O Favela Hub, polo de inovação social do Viva Rio, inaugurou seu coworking no dia 12 de julho, na última quinta-feira. O projeto tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo em torno da comunidade Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Com novas salas, áreas de escritório, sala de reunião e uma vista privilegiada de Ipanema e da Lagoa, o espaço está recebendo empresas que procuram um local de trabalho dinâmico e por um preço justo.

“É uma alegria muito grande conseguir lançar esse espaço! Eu confesso que ultrapassou a minha expectativa de pessoas da comunidade que viriam, fiquei muito surpresa e feliz. Ver que as pessoas estão dispostas a compartilhar conhecimento com a gente e saber que podemos agregar valor não só como espaço físico, mas com tudo que o Favela Hub traz de crescimento pra favela e para os empreendedores é muito legal. A partir de agora é construir essa relação de confiança entre a comunidade e os colaboradores”, afirma Beta Pontelo, parceira da abelha – incubadora de negócios e impacto social.

Empreendedores no lançamento do Espaço

Desde 2017, o Favela Hub, junto ao Estação Futuromobiliza parcerias para cultivar um ambiente de integração e formação de jovens e adultos com vários tipos de oficinas, que vão de gestão financeira, apoio para crescer o negócio até aulas de robótica e programação. O espaço é ao mesmo tempo uma incubadora de projetos sociais e uma aceleradora de iniciativas comunitárias. Tendo a tecnologia como um dos pilares, o projeto busca ajudar a gerar renda e soluções inovadoras com potencial de serem multiplicadas pelas comunidades do Rio de Janeiro.

Fabio Moraes, engenheiro civil e empreendedor da Favelar, é um parceiro desde a concepção do projeto. A empresa foi responsável pelo projeto de arquitetura do novo espaço do Favela Hub e contribuiu com o conhecimento técnico. Segundo ele, é muito importante esse espaço de integração da favela com o asfalto: “Integrar empreendedores e investidores é importante para que a gente tenha um desenvolvimento social melhor. Estamos passando por um momento no Rio de Janeiro muito difícil, então conseguir unir essas duas áreas – favela e asfalto – é um marco importante”.

Novo espaço do Favela Hub

Já na inauguração, Gabby Wallace – professora de inglês e dona de um canal no YouTube, onde ensina inglês para quase 1 milhão de inscritos, o Go Natural English – conversou com um representante dos mototáxis da comunidade sobre aulas de inglês para os motoristas conseguirem se comunicar com turistas: “Ele me falou que é importante aprender inglês porque a língua pode ser uma ferramenta para eles trabalharem mais com turismo. Hoje a ligação é pouca de turistas e mototáxis, por conta do idioma. O inglês pode ser uma ferramenta útil para levarem turistas em pontos importantes da cidade. Combinamos que ele vai me mandar frases que alguns motoristas gostariam de conseguir falar em inglês e vamos ver como vai ser essa colaboração deles com as aulas”.

Marcado pela colaboração, criatividade e inovação, o Favela Hub também proporcionará networking entre os negócios e um espaço maker, o FabLab do Estação Futuro.

Postado em Notícias na tag , , , .