CMS administrado pelo Viva Rio desenvolve projeto de pré-natal odontológico

24/10/2018

Nesse 25 de outubro são celebradas duas datas, Dia do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal, dedicadas à conscientização da sociedade sobre a importância da higiene bucal. Situado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Centro Municipal de Saúde (CMS) Parque Royal – que é administrado pelo Viva Rio – desenvolve o pré-natal odontológico, experiência inovadora de saúde bucal da cidade.

Assim como o acompanhamento obstétrico é indispensável, visitas regulares ao dentista também são extremamente importantes para as gestantes. A saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê e problemas podem levar ao nascimento precoce ou de crianças abaixo do peso, por exemplo. Por isso o monitoramento bucal da mãe deve ser feito durante a gravidez e no pós-parto.

Jaciana em uma consulta de pré-natal odontológico

A supervisão de um dentista é capaz de garantir uma gravidez mais tranquila e uma amamentação correta, garante Jaciana Rossini, dentista no Parque Royal. “Temos um forte trabalho de orientação da saúde bucal voltado para gestantes. Para não haver problemas e ajudar a evitar um parto pré-maturo, é importante que elas entendam que precisam redobrar a higiene. Falamos sobre os malefícios da chupeta e da mamadeira para a arcada dentária do bebê, eles são uma porta de entrada para bactérias”, ressalta.

Com foco na conscientização da população, o CMS do Parque Royal dará orientações extras sobre o tema nesta quinta (25), além de marcação de mais exames e tratamentos. Os profissionais irão examinar, classificar e marcar tratamentos para os pacientes de acordo com a gravidade de cada caso.

É importante lembrar que o pré-natal odontológico acontece em outras unidades e foi incentivado pela IUBAAM (Unidade Básica Amiga da Amamentação) – iniciativa que tem o papel de dar suporte às unidades básicas de saúde, em conjunto com os hospitais, para tornar o aleitamento materno uma prática universal e contribuir para a saúde e bem estar dos bebês e suas mães. Além disso, o atendimento odontológico está presente em todas as unidades de Saúde da Família administradas pelo Viva Rio, onde a aplicação de flúor e a escovação supervisionada ajudam crianças e adultos a prevenir cáries e fazer da higiene bucal um costume. Também são oferecidos procedimentos básicos em odontologia como limpeza, tratamento de gengivas, restaurações e pequenas cirurgias ambulatoriais.

Postado em Notícias na tag , , .