Clínica da Família “Seu Neco” comemora aniversário

25/9/2016

A Clínica da Família Manoel Fernandes de Araújo, popularmente conhecida como “Seu Neco”, comemorou seu quarto aniversário, na última sexta-feira (23). A unidade localizada na Pavuna, zona Norte do Rio, foi palco de diversas ações sociais e de saúde destinadas à população, que comemorava, com alegria, o bom funcionamento da unidade.

A abertura do evento ficou por conta do Grupo Cultural Afro Reggae, com uma apresentação dos alunos de percussão do núcleo de Vigário Geral. O grupo coordenado pelo professor Adilson Santos reúne os alunos duas vezes por semana. “As aulas são oferecidas para alunos com idade a partir de quatro anos. Através das oficinas, conseguimos contribuir para educação e qualidade de vida de muitas crianças e adolescentes”, analisa Adilson.

Aniversario Clinica Seu Neco_Amaury Alves7309

O Grupo Cultural Afro Reggae animou o início da festa de aniversário da unidade | Foto: Amaury Alves

Nos stands expostos na quadra, localizada ao lado da unidade de saúde, foram ofertados diversos serviços, entre eles, o aconselhamento e teste rápido contra a AIDS e orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A enfermeira Cristiane Rodrigues, 33, integra a equipe de Saúde da Mulher e lembrou a importância do diagnóstico precoce. “Quanto antes for detectado alguma anormalidade, melhor para o paciente. Estamos orientando quais exames e cuidados as mulheres precisam realizar com frequência”, explica.

Aniversario Clinica Seu Neco_Amaury Alves7391

Os profissionais deram orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero | Foto: Amaury Alves

Os profissionais de saúde também distribuíram materiais educativos para a população e chamaram a atenção para a importância do autocuidado e do autoexame, na prevenção e na detecção de qualquer alteração de saúde. A Equipe Vila Xavier, responsável pelos usuários de Saúde Mental da unidade, organizou uma exposição com o trabalho realizado pelo grupo Poeme-se. Criado há três anos, o grupo é destinado aos pacientes que fazem uso de medicamentos controlados e tem o objetivo de trabalhar a auto-estima e qualidade de vida de cada indivíduo, através de dinâmicas, terapia em grupo, danças e poemas.

Aniversario Clinica Seu Neco_Amaury Alves7386

A Equipe Vila Xavier organizou uma exposição com o trabalho realizado pelo grupo Poeme-se | Foto: Amaury Alves

Com cartazes informativos, o outro stand com profissionais de saúde trazia informações sobre a prevenção do câncer de boca, divulgando o trabalho realizado pelo Grupo de Tabagismo e, também, informações para pessoas diabéticas e os cuidados especiais que precisam ser tomados com os pés. Além disso, outra equipe falava sobre a importância do pré-natal para gestantes e incentivava a amamentação para as crianças.

Aniversario Clinica Seu Neco_Amaury Alves7544

No outro stand, profissionais de saúde traziam informações sobre a prevenção do câncer de boca | Foto: Amaury Alves

A doméstica Anita de Souza, de 29 anos, é uma das beneficiadas com o trabalho realizado pela unidade de saúde na região. “Desde que esta Clínica da Família foi inaugurada, eu e minha família tivemos mais acesso à saúde. Os profissionais nos acompanham todos os dias e se preocupam com o nosso bem-estar”, disse.

Para a gerente da unidade, Célia Brito, a população faz parte das construções de cada processo da unidade e isso motiva o trabalho dos colaboradores. “O território é muito vulnerável, o que nos obriga a criar estratégias para levar qualidade de vida para as pessoas, como a promoção da saúde e cultura. Com esta comemoração, unimos os talentos da nossa comunidade e mostramos através deles a nossa verdadeira identidade”, comemora.

Aniversario Clinica Seu Neco_Amaury Alves7585

Célia: “Unimos os talentos da nossa comunidade e mostramos através deles a nossa identidade” | Foto: Amaury Alves

O público presente foi recepcionado com um lanche ao longo do evento e as crianças puderam se divertir no pula-pula. No final, a “Batalha do Passinho”, estilo de dança criado nos bailes e inspirado em outros estilos musicais, animou a festa.

Aniversario Clinica Seu Neco_Amaury Alves7350

A “Batalha do Passinho”, estilo de dança criado nos bailes, animou a festa | Foto: Amaury Alves

(Texto: Vívian Guimarães | Fotos: Amaury Alves)

Postado em Notícias na tag .