Casa Viva Bonsucesso vai promover viradão cultural

Um viradão cultural com apresentação de dança e música, curta-metragens, roda de capoeira e exposição fotográfica será realizado pelos integrantes da Casa Viva de Bonsucesso, no próximo dia 17 de maio. O anúncio foi feito pelo subsecretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Abel, e pelo coordenador da Agência de Redes para a Juventude (ARJ), Marcus Vinicius Faustini, que concedeu a verba para a produção do evento.

O projeto Casa Viva é especializado no acolhimento de jovens que fazem uso abusivo de drogas, principalmente de crack. Em Bonsucesso, a unidade atende a 16 meninos e dispõem de sala de informática, biblioteca, salas multiuso com jogos e brinquedos e área de convivência. A ideia é que as unidades promovam uma mudança de significado das vidas desses adolescentes e ajudem na sua gradual reinserção familiar e comunitária.

Já em processo de produção pelos adolescentes da casa, o viradão tem a proposta de ocupar o espaço da casa com expressões culturais que dialoguem com a cidade e aproximem as pessoas da realidade dos jovens atendidos pelo projeto. Os convites para o evento serão disparados através de uma página no facebook, na qual é possível acompanhar todos os detalhes da produção e programação.

DSC_0058 (1)

Integrante da Casa Viva apresentam o projeto do Viradão Cultural para Agência de Redes para a Juventude e convidados

Os meninos da Casa Viva estão empolgados com a ideia e trabalhando duro para o sucesso do evento. “Queremos chamar todos os vizinhos, as nossas namoradas e família para participar, porque é importante que eles saibam o que fazemos aqui dentro”, disse Amaral.

Para Rodrigo Abel, a importância da ação está no fortalecimento da autonomia dos jovens. “O trabalho constante com a ressignificação de sentidos e construção de memória desenvolve o senso de pertencimento desse jovem e como consequência a sua independência. Talvez isso seja mais importante que o próprio processo de saúde”.

Todo o processo é acompanhado pelos multiplicadores da ARJ. Julio Rosa, mediador cultural do projeto, acredita que esse evento irá fortalecer o vinculo dos meninos com o bairro, criando um novo espaço-tempo onde possam se aproximar da lógica da cidade. “Eles vão circular pela região fotografando as casas e colhendo sonora dos moradores para a produção de um mapa de Bonsucesso. Dessa forma vamos trabalhar a questão da memória com os jovens”.

Coordenadora da Casa Viva, Marília Rocha afirma que “o mais significativo desta iniciativa é a formação de uma rede de apoio, que vai fortalecer o trabalho do projeto”. A proposta é que as Casas Vivas de Jacarepaguá, Penha e Del Castilho também recebam o incentivo para a realização de ações em seus respectivos territórios.

A sala de informática é um dos espaços oferecidos pelo projeto, que também conta com outras áreas de convivência

A sala de informática é um dos espaços oferecidos pelo projeto, que estão sendo utilizados para a produção do Viradão Cultural

A Agência de Redes para Juventude é um projeto que oferece ao jovem da periferia conexões e ferramentas para que ele possa atuar como agente transformador de seu território. A iniciativa, que nasceu em 2011, realiza oficinas artísticas, de formação e mobilização para 300 jovens de 15 a 29 anos. Criada pelo escritor e cineasta Marcus Vinícius Faustini, a Agência conta com o patrocínio da Petrobras.

(Texto: Flávia Ferreira / Foto: Tamiris Barcellos/divulgação)

Postado em Notícias na tag .