9ª Ação OMEGA/Viva Rio estimula prática de esportes

6/4/2016
As aulas de taekwondo, jiu-jitsu, muay thai, capoeira e percussão, realizadas na Escola de Artes Marciais do Viva Rio, o projeto Faz Paz, foram beneficiadas por obras de restauração e novos equipamentos para treino. A inauguração, realizada terça-feira (05), na Clínica de Família Dante Romanó Junior, em Marechal Hermes, zona Norte do Rio, foi parte da 9ª Ação Omega/Viva Rio, na contagem regressiva para as Olimpíadas 2016.

A Omega, cronometrista oficial do Jogos Olímpicos e marca de relógios mais famosa do mundo, faz uma contagem regressiva social inédita no Rio, apoiando 12 ações em territórios vulneráveis, a maioria delas voltada para a juventude.

Tamiris Barcellos (7)

Alunos utilizam novos equipamentos durante o treino | Foto: Tamiris Barcellos

Com o objetivo de promover a saúde e as habilidades sociais das crianças e adolescentes, a parceria também beneficiou os Centros Municipais de Saúde Sylvio Brauner, Portus e Quitanda, localizados em Costa Barros, na zona Norte. Foram adquiridos novos uniformes, tatames, ventiladores, saco de pancadas, raquete para chute, materiais de percussão para capoeira, luvas de box, protetores, aparadores de chute e manopla de soco, corda e bolas suíças.

Ao todo, mais de 400 alunos participam das atividades que integram o Faz Paz, do Viva Rio. Em parceria com as unidades de saúde e instituições das comunidades, o projeto estimula práticas saudáveis e prioriza a educação, incentivando a cidadania e a socialização entre os participantes.

Tamiris Barcellos (13)

Alunos se concentram antes de praticarem o Taekwondo | Foto: Tamiris Barcellos

As aulas, para alunos entre 12 e 18 anos, duram cerca de 1h30, duas vezes por semana. Os jovens também recebem atendimento médico na unidade. A união do projeto com a saúde, por sinal, transformou a vida de Raiane Coutinho, de 13 anos. “O treino movimenta muito o corpo, o que ajudou minha saúde. Também recebemos atendimento de médicos e dentistas,” diz. Os alunos participam ainda de palestras educativas mensais, onde podem sugerir temas que fazem parte de seu cotidiano.

Para o professor de taekwondo Milclei Mattos, o projeto é um inventivo à disciplina e à socialização. “É a chance desses jovens e crianças mudarem seu futuro e escreverem uma nova história de suas vidas. Me sinto honrado em fazer parte dessa trajetória”, descreve. Milclei, que participa do projeto desde o início,  é Grão Mestre, o último nível do taekwondo.

Tamiris Barcellos (24)

O Grão Mestre, Milclei, é exemplo para os alunos | Foto: Tamiris Barcellos

 

Aos 17 anos, Thawã Pires participa do projeto há três anos e coleciona mais de nove títulos nacionais. Para ele, o Faz Paz é um grande transformador social, que ajuda a construir uma sociedade mais pacífica. “Aprendemos a respeitar as regras e os mestres e aplicamos todos os ensinamentos em nosso cotidiano”, explica. Thawã, que foi medalhista de ouro na Copa América de Taekwondo deste ano,e  sonha em ser atleta das Forças Armadas.

Tamiris Barcellos (4)

O aluno Thawã Pires já garantiu mais de nove títulos nacionais | Foto: Tamiris Barcellos

Outra forma de apoio da OMEGA é a campanha #omegavivario. Para cada foto publicada nas redes sociais com um coração e esta hashtag, a OMEGA doará mais 0,16 centavos de dólar para as ações comandadas pela ONG Viva Rio.

Tamiris Barcellos (21) (1)

Alunos do projeto fazem a pose formando corações | Foto: Tamiris Barcellos

(Texto: Vívian Guimarães | Foto: Tamiris Barcellos)

 

Postado em Notícias na tag .